domingo, 21 de junho de 2015

10 Regras Básicas do Bom Cozinheiro

Nenhum comentário :

1.LEIA A RECEITA CUIDADOSAMENTE: Muitas vezes ficamos entusiasmados lendo uma receita e já partimos para a cozinha para prepará-la. Quando estamos no meio da preparação percebemos que não temos os ingredientes ou que o tempo de geladeira é de 1 dia. Portanto leia atentamente a receita antes de começar a cozinhar, assim você evitará que surjam surpresas no meio do caminho.

2.SIGA AS INSTRUÇÕES: Cozinhar é uma arte, mas também é uma ciência. E bem exata. Uma receita, principalmente daquelas encontradas em bons livros e sites de culinária, já foram testadas e restadas várias vezes. Não tente, pelo menos da primeira vez, mudar a quantidade e o tipo de ingredientes, pois a chance de erro é muito grande. Aos poucos você entenderá melhor a receita e poderá fazer improvisações que não irão atrapalhar o resultado final.

3.ESTEJA PREPARADO: Separe todos os equipamentos e ingredientes que uma receita irá utilizar. É muito mais fácil preparar uma receita quando você já tem tudo arrumado, nas quantidades certas.

4.PREPARE OS INGREDIENTES: Corte e prepare os ingredientes como indicado na receita. Um ingrediente cortado de forma uniforme não vai ficar com alguns pedaços queimados e outros crus, além de ter um aspecto muita mais atraente no prato.

5.PREAQUEÇA SEU FORNO: A maioria dos fornos demora um bom tempo para ficar na temperatura ideal. Em geral você precisa de pelo menos 10 minutos para deixar o forno preparado. Se você não esquenta seu forno de forma adequada, seu prato precisará de mais tempo para cozinhar e com isso, vai ficar ressecado e vai passar do ponto. Lembre-se também de colocar o prato na altura recomendada. Pratos que precisam ficar na parte de baixo do forno não vão cozinhar adequadamente na altura mediana.

6.NÃO MUDE OS INGREDIENTES: Em geral, a melhor forma de acertar uma receita é não modificá-la. Mesmo pequenas modificações podem ser desastrosas, principalmente na hora de preparar pães, bolos e massas. Antes de modificar alguma coisa da receita, tente entender a função do ingrediente e se ele é essencial para o resultado final.

7.USE O EQUIPAMENTO CERTO: O tamanho certo da panela, de uma forma de bolo, fazem a grande diferença. Se você colocar muitos pedaços de frango em uma frigideira pequena, os pedaços de frango vão cozinhar no vapor ao invés de grelharem. Lembre-se de seguir as instruções não apenas dos ingredientes, mas para o equipamento também.

8.MONITORE O PRATO ENQUANTO ELE COZINHA: O mais importante do que seguir o tempo de preparo indicado, é seguir as dicas visuais que a receita indica. Se a receita diz que o açúcar deve aquecer por 10 minutos até adquirir a coloração de caramelo, e você percebe que já adquiriu em 8 minutos, então está na hora de tirar do fogo. Por isso não confie apenas no relógio.

9.EXPERIMENTE ANTES DE SERVIR: Não existe outra forma de saber se a receita está boa, você tem que experimentar. A melhor dica é temperar parcialmente durante o preparo e deixar para o final para ajustar o tempero, principalmente o sal. Comidas frias, precisam ser experimentas logo antes de servir, pois o frio altera o sabor do alimento.

10.APRENDA COM SEUS ERROS: Mesmo os grandes chefs de cozinha erram, A diferença é que eles analisam o erro, apontam as falhas e tentam evitá-las daí em diante. Por isso é importante treinar uma receita várias vezes.

Nenhum comentário :

Postar um comentário